Por Andressa Rodrigues
Sabe a expressão “de tirar o fôlego”? É perfeita para descrever a Trilha das Sete Praias de Ubatuba! A primeira vez que ouvi falar dessa aventura foi com a minha amiga Kátia, uns dois anos atrás. Ela estava planejando ir com a família e me perguntou se eu conhecia. Lógico que fiquei super curiosa para descobrir que passeio era esse e decidi que um dia iria fazê-lo... E esse dia chegou!!
Caminhamos meia hora a mais, porque estacionamos longe do canto esquerdo da Lagoinha |
Domingo passado (19/2), eu, meu marido e o amigo Alonso - que sempre embarca em nossas invenções - saímos cedo de São Sebastião rumo a Ubatuba. Um dia antes, eu pesquisei vários sites e blogs para buscar detalhes da caminhada e logo vi que a brincadeira seria mesmo de tirar o fôlego. Primeiro, por conta da distância: a trilha toda tem cerca de dez quilômetros. E segundo, devido à linda paisagem, que surpreende a todo instante.
A aventura começa na praia da Lagoinha. A trilha inicia no canto esquerdo. Conselho: estacione seu carro, ou desça do ônibus, já próximo a esse ponto da praia. Os desavisados aqui (mesmo eu pesquisando previamente) resolveram deixar o carro num posto de gasolina assim que vimos a placa “Lagoinha”. Estávamos pouco depois do começo da praia e até chegar à entrada da trilha andamos meia hora! Na ida foi tudo bem, no pique, empolgados... Mas na volta, o arrependimento bateu forte...
Os primeiros seis quilômetros de percurso não exigem tanto esforço. Em pouco tempo de caminhada já é possível encontrar a praia do Oeste, cheia de pedras e bem pequena. Logo depois vem a praia do Perez, que também é pequena e possui algumas casas a beira mar. Em seguida tem a praia do Bonete, um pouco mais extensa e cheia de barcos de pesca e de passeio, além de quiosques de alimentação. Apesar de ser muito frequentada, ainda preserva aquele ar de praia deserta. Seguindo adiante vem a praia Grande do Bonete, extensa, com quiosques e casas que formam uma pequena vila de pescadores.
Nesse ponto, nós tivemos que pedir orientação para saber onde estávamos. Tínhamos perdido as contas de quantas praias já havíamos percorrido e o quanto ainda faltava para andar. Na verdade, nós estávamos tão encantados com tanta beleza, que paramos várias vezes para tirar fotos e contemplar a natureza exuberante. São muitos mirantes pelo caminho e a trilha é belíssima! Uma hora você está na mata fechada; em outra, caminhando em meio a uma charmosa vila de pescador. Sem contar alguns trechos que parecem bosques. E água do mar, então?! Que cor! De perto, um azul quase transparente. Visto do alto, verde esmeralda. Lindo demais!
Paramos várias vezes para fotografar e contemplar as lindas paisagens |
Dispensa comentário |
Depois de tanta subida encontramos duas praias em uma |
Saldo final: 20 quilômetros percorridos e cerca de oito horas de muita diversão! Se você ainda não fez essa aventura, faça! Cansa? Claro! Mas é encantador demais! Encontramos muitas pessoas na trilha se aventurando também. E pessoas de diferentes idades. Também encontramos dois grupos grandes com guias de turismo. Não fazia ideia que o lugar é bastante procurado, especialmente no verão.
Tenha em mente que o passeio exigirá esforço físico, então recomendo um preparo prévio e disposição. Também sugiro levar bastante água, frutas e lanchinhos. Você até encontrará quiosques pelo caminho, mas se quiser economizar, leve a alimentação de casa. Ah! Se puder, evite ir num domingo. Tudo foi perfeito, mas a volta para casa foi um caos. Muito trânsito! Na ida, levamos cerca de uma hora meia. Para voltar, três horas e meia!
Saímos da Lagoinha eram 5 horas da tarde. Chegamos no Centro de São Sebastião às 8 e meia da noite. Cansados, mas felizes e já planejando a próxima aventura.
Nenhum comentário:
Postar um comentário